quarta-feira, 2 de julho de 2008

Redes Sociais - Do princípio ... ao fim (?)

No início da década de 90, ganhei meu primeiro computador, porém, não via muitas utilidades para aquele equipamento. Uma planilha de textos, uma tabela, na época em lotus 123... e um tal de windows. Male, male, um joguinho chamado "Principe da Pérsia", em que o vulgo "herói", devia percorrer toda uma jornada para salvar sua grande amada, aprisionada. O gráfico até que era interessante. Mas básicamente, se resumia nisto.

Pouco tempo depois, iniciou a tal internet... Podiamos entrar em sites internacionais, ter acesso a informações das mais váriadas. Mas ainda faltava algo. Foi então que navegando com o Netscape 1.0, conheci um site denominado "Mural". Era interessante. Você acessava o endereço e postava o que bem entendesse. Pessoas de locais do Brasil que pareciam tão distantes, começavam a se aproximar. Mas então era necessário algo mais. Quase que em seguida, podia-se acessar pelo site do UOL, os famosos "bate-papos", ou também conhecidos como "chats". Acho que qualquer pai deveria preferir chama-lo de "chatos". (Rss).

A evolução foi tamanha. As horas eram poucas, quando estava conectado. Da meia noite, até as 4 da manhã, pareciam que estavam desaparecendo. Os problemas que existiam, eram de salas com limites de poucas pessoas, o que causavam grandes concorrências. Mas valia a pena. Era confuso, mas segundo Steve Jobs, é com o caos que se surge a criação, não é? E estava lá.

Então como em um passe de mágica, surgiu o mIRC, que na verdade, já existia bem antes dos chats, mas acabava sendo re-descoberto, por este caminho, que assim como o meu, foi o de muitos outros. O IRC era algo mais rápido, mais dinânico, mais interativo. Podia estar em varias salas ao mesmo tempo, conversando com pessoas das mais variadas e ainda, trocando arquivos. A linha telefônica agora jamais sairia do "ocupado" (Rss), para desgosto de quem pagava a fatura, que alias, era alta.

E esta história não deve ser diferente dos demais. Entretanto, a democratização da internet que tinha aproximado tantas pessoas distantes, também trouxe aqueles que não eram, digamos, sociáveis, afinal, aqueles que no "mundo real" tinham dificuldades de se socializarem, agora estavam se enturmando. E o comum era ver um tipico "mirqueiro", como eram chamados os usuarios do bate papo, sentado em frente ao pc, altas horas da noite, passando madrugadas acordado, com refrigerante e chocolate como companhia. Quem dividia quarto com irmão ou irmã, agora não os deixavam dormir (Rss).

O mIRC foi crescendo e os servidores em que as pessoas conectavam, geralmente provedores de internet, se uniam formando as Redes de IRC. A primeira a surgir foi a BrasIRC. Então, a ambição, que parece estar no genôma humano, falou mais alto e a vaidade cuidou de agilizar o inicio do que poderia ser, as "Guerras mIRClônicas" (Rsss). Da brasIRC, poderosa rede com 60 mil usuarios, teve um parte de seus servidores retirados. Formou-se a rede BrasNET. Pequena, mas presente. Com a competitividade, iniciou-se os avanços. Prezava-se os serviços e qualidade. Surgiu os registros de nicknames, ou seja, de apelidos. Agora você poderia deter o registro sobre um determinado nome e consequentemente, ninguém iria acessar como se fosse você. A BrasNET foi precursora nisto. Pouco tempo depois, a brasIRC também lançou o mesmo. Os canais, ou salas também tinham seus registros, o que agradou a todos, afinal, com o registro, agora havia "status" permanente.

O proprietário do canal, ou founder podia selecionar seus ajudantes, os famosos operadores, ou OP, aqueles que possuiam o poder do @. E quem tinha uma @ podia determinar quem entrava ou não no canal. Quem era expulso, quem era readmitido e por ai vai. Poder que os usuários dos canais conheciam como, supremo. Seriam deuses? Para quem tinha um OP sim.... Entretanto, sempre existe algo maior, afinal, o canal esta dentro de um servidor e se no canal existe um operador fazendo a manutenção, no servidor existe o mesmo, mas a nível de servidor, os famosos IRCops.

Em matérias de revistas da época, podia-se ler vários textos abordandos os famosos "Policiais do IRC". Entretanto isto se assemelha ao mundo real, pois existe o IRCop a nível local e ao nível "federal", ou para os que entendem melhor, IRCop Global. Ah... estes sim, era tudo o que os OPs queriam ser. Tinham acesso aos comandos para remover usuarios de toda a rede, com a mensagem que bem entendessem. Era comum, ver brigas de IRCOps com usuarios e pouco tempo depois, ver a mensagem de saida do usuario, ganhando um "Kill". Literamente, estava fora, foi "morto". As redes tentavam manter o controle sobre isso, mas ainda havia muita baderna. O IRC acredito, era grandioso por ser justamente uma terra livre. Se a rede praticasse estes comandos em demasia, bastava o usuario não voltar mais. O que impedia a imigração, era as vezes, a rede possuir um canal de alguma cidade ou de algum tema.

Os canais eram nichos, em que aglutinavam muitos usuarios. Alias, as duas maiores redes BrasIRC e BrasNET tinham como fundadores, dois holandeses, ou descendentes... Jan Struving e Mauritz Antunes (respectivamente). Eram grandes amigos, mas como todo bom negócio, acabou separado. Jan até que tinha idéias mais democráticas, mas não era lá grandes coisas. A BrasIRC vivia em politicagem, e vivia em conflitos. Um lugar para onde, ser administrador, exigia saber o que falar e ter cuidado com o que iria dizer. Dependendo do que fizesse, poderia acabar criando uma briga e ai, já estava fora da rede. Mauritz por sua vez, iniciou a BrasNET com mãos de ferro. Nossa região (Limeira, Santa Barbara D`Oeste, Americana, Campinas, Piracicaba) ficou com ele. Lá não havia politicagem. Se surgisse, estavam fora. Se você fosse colocar seu servidor naquela rede, iria se sentir em plena Russia com Stalin comandando. Mão de ferro e pouca graça.

Mas aparentemente, esta fórmula deu resultado, pois a BrasIRC foi se divindindo diversas vezes, formando diversas e diversas mini-redes. Braschat, BrasIRC.com, Brasilnet, WolrdNET, Rede Sul, Rede Norte, Irchat.... enquanto a BrasNET crescia.

Tudo parecia como a criação do universo. Uma supernova explode e milhares de mini sistemas são criados. É uma regra que ocorre, na própria história da humanidade. Um monarca, uma opressão, uma revolta, a desordem, a derrubada, o caos e o surgimento de um novo monacar, trazendo a ordem novamente, e com isso reiniciando o ciclo.

Dentre as pequenas, cito, a IRchat, que depois evoluiu até ser UnIRC e chegou a ser a terceira maior rede de bate papo do Brasil, chegando a 5.000 usuários, logo atrás da BrasIRC e da Brasnet (segunda e primeira, respectivamente). Uma rede baseada nos canais. Canais de cidades como São leopoldo, Santa Maria, Missões, Novo Hamburgo... a maioria do Rio Grande do Sul. canais de anime e por ai vai.

O interessante que desde os primordios, as redes sociais ajudaram a criar amizades, e as vezes inimizades, que duram até hoje. Amizades, que em um mundo pré-internet, jamais iriam acontecer. Amigos de Manaus, Salvador, Brasilia, Minas Gerais..... Alguns até mesmo de outros paises.

Então, quando tudo parecia não ter fim, e com a concorrência de redes acirradas, surgiram os ataques. Pacoteadores de links. E foi o inicio do fim. Você, mero usuário estava navegando e então tudo caia, as vezes durante horas. Foi chegando ao ponto de que era praticamente impossível acessar uma rede. A guerra do irc chegou ao apice. Surgiu então a opção do MSN. Os usuarios se encontravam no MSN ate que a rede voltasse. Porém, como se tornava comum estar fora, alguns foram desacostumando a voltar. Era mais pratico estar no MSN. Não haviam regras, não haviam brigas. Mas não era mais possível conhecer novos amigos, ou ampliar sua rede social. Surgiu então a interação com o ORKUT. Pronto, o mirc estava com seus dias contados.

Recentemente, a ultima rede a "fechar" suas portas, foi a BrasNET. Nenhum provedor tem interesse em abrigar um servidor de IRC, pois vira alvo de ataques e não gera nenhum lucro. Mas os diversos usuarios "das antigas", sentem a falta da alegria que era chatear.

O importante é que grandes amizades foram feitas e que amizades não se perdem com o desligamento de um programa. Eu por exemplo, mantenho contato com muitos dos meus amigos que conheci nesta época e dia ou outro, é possível re-encontrar alguns dos "velhos tempos". Será que estamos todos nós, nos tornando parte da história? Espero que não!!! O ICQ que tempos atrás imperava, praticamente sumiu, mas ainda mantém adeptos fieis. O mesmo se dará com o mIRC.

Espero que tenha tornado este assunto interessante. Por favor, enviem sugestão para a próxima postagem. Abraços para todos,

RickWill

11 comentários:

Unknown disse...

Muito legal. Bons tempos ein RickWill.

Legal a materia. Fale depois sobre os hackers :-)

Unknown disse...

Poxa. Deu ate saudades do mirc. Gostei da materia!!!! Parabens

Anônimo disse...

Nossa Ricardo é velhos tempos msmo .... cara era muito bom o mirc sem fala as brigas que marcava no mirc e ia brigar pra rua
hehehe era brigas com agenda ahehaehaeh
cara deu mó saudade do mirc .... varias gatinhas acho que foi a melhor epoca da minha vida bjei demia naquela epoca, pra fala a verdade faz 5 anos q estou com minha namorada que conheci no MIRC heheheheheheehe


Abração seu lamer!

Explica na proxima sobre os ataques de shell, as inasoes de pc e essas coisas vai ser legal .

Anna Valerious wan-Kenobi Skywalker disse...

Ohhhhh...nunca esqueço aquele barulho da conexão discada que não me deixava dormir, porque o senhor RickWill ( movido à coca-cola, miojo e chocolate) estava mircando...que coisa né...eu atrapalho o sono dos outros jogando SNES STATION FOR PS2...musiquinhas de Super Nintendo são muito mais agradáveis do que o acorde dos mirqueiros...auhuahua...mas confesso que se eu não fosse tão novinha eu estaria brigando com ele pra ver quem ia "mircar" primeiro...uaahaahaahha.

Bjão galera!Continuem comentando!Comentários de nerds saudosistas é o que há!

Anônimo disse...

Gostei muito da materia. Bem feita. Parabens Rick

Anônimo disse...

Gostei da materia. Vou esperar as proximas

Anônimo disse...

Gostava das confusões por debaixo do pano, principalmente na BrasIRC. Fui relator daquela CPI inventada pelo Jan, como eu ria.
Pena q hj em dia não tenhamos mais redes brasileiras que valham a pena conectar.
Abraçao

Anônimo disse...

Cara que saudade do mIRC, quantos IRContros, onde os nerds que se falaram a meses a fio sem se conhecer podiam ver quem estava por trás daquele teclado, velhos tempos infelizmente não voltam.

Abraços.

Anônimo disse...

Saudoso Ricardo coração de leão!!

Muito tempo sem notícias suas, Aonde estiver espero que as coisas estejam tranquilas.
Um grande beijo da Malu.

Ricardo disse...

Nossa MALU.... Se vc ler este post novamente ou alguem que a conheca, por favor, passe a ela meu MSN. Estou tentando localiza-la A SECULOS...

MSN: sidiousbr@gmail.com

Valeu
RickWill

Hilton disse...

Amigos
Sou um grande amigo de rickwill, mas perdi contato a muito tempo. Utilizava o nick x-Playboy. Se alguém puder me informar como posso localiza-lo.

Meu e-mail hiltonjsilva@hotmail.com