sábado, 6 de dezembro de 2008

Esse é o nosso país...






Olá meus queridos!Estamos parados por um motivo que acredito que todos aqui devem ter: final de semestre...seja ensino médio, fundamental...que seja...é sempre uma pilha de nervos!
Nesse período de provas, vestibular...e sempre...digo SEMPRE MESMO, me sinto num país de analfabetos funcionais...e penso...que droga de país!...que droga de educação! E não vou questionar só o ensino público não. Muita burguesada aí, filhinhos de papai, estudantes das melhores escolas particulares tem um analfabetismo funcional e incapacidade de escrever tão ruim quanto ou pasmem...mais que um aluno de escola pública de má qualidade. Mas também, não estou generalizando. Há excelentes alunos nas públicas, como as CEFETS, ETECS... e ótimas escolas particulares que incentivam o aluno ao hábito leitura e interpretação de textos.


ADORO LER. Leio jornais, revistas, quadrinhos (ohhh yes!HQs), livros, artigos, bloggers. Sempre gostei, desde criança. O que eu observo por aí é a rejeição que os estudantes de hoje tem pelos livros, leitura espontânea então... Que coisa horrível. Poxa, ler é tão divertido, e a maioria dos estudantes só leêm por OBRIGAÇÃO. Por causa dessa falta de vontade, estímulo, os professores que corrigem os Enems da vida, não sabem se dão risada da desgraça da educação desse país ou se choram. Me lembro uma vez, quando a faculdade estava de mudança, eu perguntei ao coordenador do meu curso quando iria ficar pronta a biblioteca, e ele me disse uma coisa na qual penso até hoje: "Poxa Ana, você foi a primeira que perguntou da bilblioteca. Nenhum dos alunos parecem estar preocupados. Acho que só você pega livros lá!", claro que ele falou num tom de brincadeira, mas de fato, são poucos os que gostam de pegar um livro, folhear, pesquisar, seja ele de pesquisa, técnico, literatura, e os que fazem isso, fazem pq "são nerds"...

Alguns livros não tem a necessidade de leituras integrais. Uma coisa que sempre faço é leitura dinâmica. Eu acredito que todas as pessoas deviam aprender a fazer isso (claro se já tiverem boa habilidade em leitura..), pois mesmo se a pessoa tiver pouco tempo disponível para fazer uma leitura para ler, fazendo uma LD, consegue absorver o contexto do livro em questão de pouco tempo. Acredito que ninguém pegou o livro de Java do Deitel e o leu 100%. Estou com ele em casa e leio os tópicos mais interessantes. OK...estou falando de um livro técnico...mas foi apenas pra dar um exemplo.
Boa parte do hábito de leitura vem de berço também. A família tem que incentivar as crianças desde cedo a ler. Comecei a ler e escrever com 6 anos. Meu irmãozinho de cinco anos, já lê e escreve, mas tudo isso veio do força de vontade e incentivo da minha mãe (tá bom...eu estou passando um pouco de Doutrina Nerd pra ele tb...rsrsrs), assim como aconteceu comigo e a maioria das pessoas que adoram ler. O que se vê hoje é a leitura por obrigação. Conheço gente que só leu na vida livros nos quais forma obrigados a ler. Um bom caso disso são os livros de vestibular. Se não existisse essas resenhas por aí, não imagino como seria...acredito que eles desistiriam desses livros...rsrs. Pô..."OS CUS DE JUDAS", quem não tem o hábito fluente de ler, não entenderá o livro de jeito nenhum. Como minha professora de português disse uma vez "Não é um livro para um vestibular como o do Brasil, exige muito do canditado e ele nunca foi preparado para tal coisa". Bom, o que eu quero chegar com isso é uma coisa simples, que até os analfabetos funcionais podem entender...qual a causa e fator dessas pérolas horríveis logo aqui abaixo:

01) “O problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta.”

02) “A amazônia é explorada de forma piedosa.” (O que não deixa de ser um consolo...)

03) “Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta.” (Faltou acrescentar que faremos isso conjuntamente unidos!)

04) “A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu.”
(Créu...essa m... merece um post nesse blogger pq é outro lixo radiotivo contaminante...)

05) “Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta.”

06) “O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação.”

07) “Espero que o desmatamento seja instinto.”

08) “A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo.”

09) “A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta.”

10) “Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis.”

11) “Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas.”

12) “Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna.”

13) “Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza.”

14) “A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica.” (Todos somos vítimas aqui! Porque os que respondem ao ENEM serão nossos futuros médicos e advogados... ’)

15) “A amazônia tem valor ambiental ilastimável.”

16) “Explorar sem atingir árvores sedentárias.”

17) “Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia.”

18) “Paremos e reflitemos.”

19) “A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas.”

20) “Retirada claudestina de árvores.”

21) “Temos que criar leis legais contra isso.”

22) “A camada de ozonel.”

23) “a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.”

24) “A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração.” (Nada que um bom sabonete e alguns transplantes tipo Horror Movie Trash B não resolvam) N.A: Adorei esse comentário...


25) “A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável.”

26) “Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação.” (E vamos gritar não à matação de aula de português, também!)

27) “Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises.” (E se pagar duas punições xises, se ganham depois vários xises ao quadrado.)

28) “A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes.” (A natureza podia ceder então algum guaraná e açaí, pros energéticos do governo...)

29) “O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório.” (O povo amazônico é que usa o bote expiatório pra atravessar o grande rio.)

30) “O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando.” (Tá em ponto de ebulição!)

31) “Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc.”

32) “Convivemos com a merchendagem e a politicagem.”

33) “Na cama dos deputados foram votadas muitas leis.” (Não que a vida sexual dos deputados interesse a alguém...)

34) “Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia.” (No comment!)

35) “O que vamos deixar para nossos antecedentes?”

36) “A fiscalisação tem que ser preservativa.”

37) “Não podem explorar a Amazônia de maneira tão devassaladora.”

Então pessoal?O que vcs acham desse atentado terrorista ao português e para os professores que corrigiram isso?Quais os motivos para que isso aconteça?Como já escrevi, acredito que seja a falta de incentivo à leitura e escrita, e por quê não a falta de acesso à cultura geral?Teatros, cinema, exposições...comentem aí galera!

Uttas pra todos e que a Força esteja sempre com vcs...seja ela analfabeta ou não...rsrs

Um comentário:

Muchacho disse...

God noooo make it stop pleaseeee!!!

Primeiramente, olá, Anna! XD
Segundamente (:rolleyes:), quero dizer que estudei em escola pública em todo o período de minha cansada vida de 19 anos muito-mal-vividos enjaulado dentro de uma bolha. Pois bem, não. Sou um daqueles que quebram o tabú de que programadores escrevem errado sempre, sou um dos que se preocupam com a saúde do Manoel e do Joaquim.
Mas... porra? Alguém já pegou algum joguinho online para matar o tempo? Sim, falo desses rpgs trazidos pro Brasil, e.g. Ragnarök. As pessoas, de 10 palavras que falam, 65536 delas estão mortalmente incorretas. Salvo raras exceções, mas é ridículo o desapego de muitos brasileiro com a própria cultura, que no mínimo, se refere à literatura, que deveria ser um hábito. Claro, um hábito saudável, com livros de todos os gêneros, que estimulassem a garotada do barulho a ler e entender que a porra de uma palavra se escreve de uma determinada forma, não do jeito que ele acha.
Eu não consegui ler depois do "vem o homem e créu"... recebi uma penalidade em visão, e nem com meu óculos eu consegui enxergar o resto.
Au revoir.